#viagem

13 Momentos de Viagem Clássicos

Aonde Quer Que Vamos, Vivenciamos os Mesmos Momentos Icônicos

13 Momentos de Viagem Clássicos

Não importa aonde vamos, nossas lembranças de viagem tendem a se agrupar ao redor de acontecimentos arquetípicos que passam por quase todas as culturas. Em parte jornada de herói, em parte paraíso de tolo, viajar é o ato de partir e retornar com lembranças e histórias que definem quem somos. 

1. Você sai tão cedo que parece que está sonhando

Foto de Bob Jagendorf

Uma das melhores coisas sobre viajar é como interrompe nossos padrões e ciclos habituais. Às vezes o simples ato de começar uma viagem de manhã super cedo, sair de casa em um horário que você nunca sairia normalmente, ver coisas que você normalmente não veria: Este momento pode ser como um sonho, parecendo quase uma lembrança mesmo que você o esteja vivenciando.

2. Você começa a se sentir heróico

Foto de Benson Kua

Uma vez que está no avião já voando há um sentimento naturalmente heróico. Em parte o que é tão extraordinário é o número total de pessoas — de mecânicos de aviões a controladores de vôo, de engenheiros a funcionários de serviços gerais — visíveis e nos bastidores, que fazem este momento de partida parecer fácil. E parte é apenas se mover a dezenas de milhares de pés acima do solo.

3. Você encontra uma turma

Foto de Beraldo Leal

Um dos momentos de viagem mais alegres é encontrar uma turma de amigos. Para viajantes jovens isso acontece frequentemente em hostels ou acampamentos, ou pelo couchsurfing. Parte do necessário para se encontrar uma turma é linguagem corporal, um certo olhar nos olhos, uma onda como se diria em espanhol. Um desejo de se conectar a outras pessoas e compartilhar suas experiências com eles.

4. Você tem uma das conversas mais fortes de sua vida com um estranho aleatório que você nuca mais irá encontrar

Foto de Jesslee Cuizon

Conversas com estranhos nas estrada podem ser momentos atraentes, inesquecíveis, quando você não está preocupado em como você soa ou se apresenta e assim algo espontâneo e original surge.

5. Você acabou em um lugar onde você nunca teria imaginado.

Foto de M. Lazarevski

Viagens normalmente se concentram em algum destino alvo, digamos Corfu, Grécia. Mas são sempre as sucessões de acontecimentos inesperados — a oferta de um novo amigo para dar um passeio de barco à Leucádia — que o leva a um lugar que acaba com todas as expectativas que você poderia ter.

6. Você se sente extremamente sozinho

Foto de Tony Hisgett

Apesar de fazer novos amigos e visitar novos lugares, viajar por tempo suficiente e de maneira intensa o suficiente sempre leva a momentos de solidão. Às vezes são nesses momentos de introspecção que percebemos coisas sobre nossa casa que talvez não tenhamos prestado atenção ou dado valor.

7. Você se põe medo

Foto de Jon Rawlinson

Não precisa ser saltando de penhascos. Existem todos os tipos de momentos de acelerar o coração na estrada. O motorista de ônibus no Brasil fazendo uma curva tão fechada que o ônibus fica em duas rodas, ou a decisão de ficar em frente a 200 pessoas e cantar “Maggie May.” Acontece que se você não está se pondo medo pelo menos algumas vezes em uma viagem, você não está realmente viajando.

8. Você percebe que está começando a conhecer o lugar

Foto de Armando Maynez

Chega um momento, talvez sentado no sol da tarde em uma praça na Calle Defensa depois de duas semanas em Buenos Aires, em que você de repente percebe que depois de dias tropeçando pelas ruas você sente uma certa familiaridade com o lugar e, assim, uma certa ternura.

9. Você é lembrado de que a pobreza existe em quase todo lugar

Foto de Nathan Hayag

Pode ser Toronto, uma cidade pequena na Patagônia ou as ruas de São Francisco. A sensação de flutuar da viagem é quase sempre trazida de volta à realidade algumas vezes em cada viagem pelo lembrete agudo de que há tantos outros menos afortunados.

10. Você observa modos de vida de não pode compreender

Foto de Graeme Law

Além de ver indivíduos pobres, às vezes os momentos mais impactantes de nossas viagens são quando vemos pessoas vivendo em lugares ou de forma que nós simplesmente registramos sem entender, assim como esta favela construída em um aterro em Ica, Peru.  

11. Você vivencia tudo de maneira desfocada

Foto de Robert S. Donovan

Depois de vôos e conexões suficientes, mais vôos, viagens de ônibus, quartos de hotel, serviços de transporte e leitura de mapas, viajar pode começar a parecer que existe em seu próprio tempo paralelo, desfocado e sem fim.

12. Você escuta a melhor música de sua vida

Foto de Christian Holmér

Algumas vezes alimentando-se da energia de ver uma banda familiar mas em uma cultura diferente; outras vezes é apenas uma frase comovente de um músico de rua, a forma como seu ritmo é tão desconhecido mas de alguma forma descreve sua experiência tão perfeitamente naquele momento.

13. Você conhece alguém que parte seu coração

Foto de Ariadna Bruna

Pode não acontecer em toda viagem, mas para a maioria das pessoas que viajam por um período longo o suficiente há relações amorosas na estrada, algumas quase acidentais, outras simplesmente paixões não correspondidas, algumas realizadas, outras totalmente fracassadas. De qualquer forma, a maioria delas fica com você para sempre.




Pinterest Tumblr

David Miller

David Miller é o Editor Sênior da Matador (vencedor dos prêmios Lowell Thomas de 2010 e 2011 de jornalismo de viagem) e Diretor da Grade Curricular da MatadorU.
Leia Mais

Quais desses momentos você já vivenciou enquanto viajava?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.