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900 Milhas de Lembranças

Dois viajantes. Duas bicicletas. Um mês nas Províncias Atlânticas do Canadá.

900 Milhas de Lembranças

Há um momento durante a segunda semana de uma excursão de bicicleta que algo bonito começa a acontecer.

Seu corpo cede a trabalhar por cinco a oito horas por dia, seus músculos, tendo se esforçado além das dores iniciais, a um estado vivi e forte de resiliência. Sua mente parece desacelerar e entrar em sincronia com a velocidade do seu transporte assim você já não fica entediado com as longas estradas planas na floresta nem contando as milhas até a próxima parada. E você já atravessou uma parte suficiente da região para começar a ver o fluxo natural do terreno, de costas rochosas a vales de rios e colinas cobertas por pinheiros e assim por diante muito além da próxima curva da estrada.

No verão de 2008, minha esposa e eu tiramos um mês para pedalar pelas Províncias Atlânticas Canadenses de Nova Escócia, Ilha Prince Edward e New Brunswick. Cinco anos depois, isso é o que ficou.

Todas as fotos de Aya Padron

Em seu conceito mais básico, cicloturismo é uma lição de auto-suficiência. Você é o que você carrega: roupas, barraca, utensílios de cozinha, entretenimento e o equipamento para consertar tudo se algo der errado. Peso total do equipamento: 87 libras.

 

Você faz um bom planejamento com antecedência — sua rota básica, possíveis locais de parada, onde reabastecer — mas um tour de bicicleta também dá espaço para espontaneidade. Perto do final do nosso primeiro dia completo de pedalada, decidimos passar direto pelo local escolhido inicialmente para passarmos a noite e ao invés disso encontramos este hostel na Ilha de Cape Sable. A proprietária nos deixou acampar em seu jardim e usar as instalações por uma “doação” de $20.

 

O Canadá Atlântico tem um lindo conjunto de parques provinciais. Esta era a vista do nosso acampamento nas Ilhas, perto de Shelburne, onde o Rio Roseway desagua no Porto de Shelburne.

 

Na maior parte do tempo o tráfego de veículos era escasso. Estas províncias normalmente possuem rodovias expressas ladeadas por estradas locais muito mais calmas e mais dramáticas e pitorescas. Mesmo assim, você pega o hábito de conferir seu espelho sempre que ouve um carro se aproximar. Eu inclusive passei por uma "síndrome de abstinência de espelho” quando estava fora da minha bicicleta — olhando para baixo em direção à minha mão esquerda para uma visão de retrovisor que não existia.

 

Os momentos depois de armar a barraca e sair do chuveiro do acampamento podem ser um dos melhores do dia, principalmente quando você percorreu a milhagem programada mais rápido que o esperado. Você sente seu corpo se entregar ao relaxamento, recarregando suas reservas de força para a viagem do dia seguinte ou para uma caminhada durante a tarde.

 

Nós tivemos um dia assim em South Harbour, na Ilha Cape Breton. Deixando 33 milhas de colinas para trás, chegamos ao Acampamento Hideaway e nos deparamos com vistas de falésias sobre o oceano. Os proprietários também tinham direitos exclusivos de colheita de ostras na Enseada Aspy que ficava próxima. Nós compramos uma dúzia dela na meia concha no escritório do acampamento.

 

Por um longo trecho nós seguimos as costas, o que na Nova Escócia significava colinas nuas e rochosas levando a florestas de pinheiros, com antigos vilarejos de pescadores e faróis de quantas em quantas milhas. Esta é Peggy's Cove, uma das mais conhecidas (e mais visitadas) colônias.

 

Mas na Ilha Cape Breton, que fica no nordeste de Nova Escócia, algo diferente acontece. O terreno se eleva a mais de 1.500 pés em montanhas que terminam em drásticos penhascos no oceano. A estrada que circunda o Parque Nacional Cape Breton Highlands chama-se Cabot Trail e é um destino internacional para ciclistas.

 

A estrada Cabot Trail é toda composta de longas subidas e descidas. No lado noroeste, você consegue ver a Montanha French, cheia de pessoas caminhando na Trilha Skyline. Outra distração: alces na estrada.

 

Depois de sol em abundância pela costa sul da Nova Escócia, o tempo ficou mais melancólico em Cape Breton, o que pareceu combinar com a paisagem. Esta era a vista do nosso acampamento em Englishtown, olhando para o norte em direção a Cape Smokey.

 

Choveu forte no caminho para Chéticamp, soprando horizontalmente, ameaçando nos empurrar para fora do estreito acostamento da estrada de duas pistas em direção ao trânsito. A proprietária da pousada onde passamos aquela noite pareceu já ter visto sua cota de ciclistas tremendo e pingando fazendo poças em sua varanda.

 

Parte do ritual de cada dia era mapear o próximo trajeto. Escolher uma rota, destacar um acampamento, somar a milhagem. Aqui estamos, nos aproximando de Charlottetown.

 

Estávamos evitando (ou, mais constantemente, não evitando) a chuva pelo resto do percurso. Apesar de parecer péssimo, e nesta foto damos esta impressão, pedalar na chuva é estranhamente gratificante. Uma vez que você está ensopado não há como ficar mais molhado, e você sabe que teve cuidado suficiente de deixar seu equipamento à prova d’água, então não há mais nada a fazer senão aproveitar a chuva como uma criança o faria.

 

Esta imagem é uma lembrança quase perfeita de nossa passagem pela Ilha Prince Edward — colinas verdes suaves, flores silvestres, equipamento de chuva e o movimento da estrada.

 

Os finais das viagens às vezes não possuem uma força emocional se comparados aos começos das jornadas. Este não foi assim. Sentado perto da fogueira em nossa última noite em New Brunswick, olhando o atlas e as quase 900 milhas de estradas que percorremos, eu estava imensamente grato. Pronto para ir para casa, mas ligado a este lugar para sempre, de um jeito que somente viajando a 17 mph pode ligar.




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Hal Amen

Hal morou na Coréia do Sul, Bolívia e Argentina, e está atualmente estabelecido em Austin, TX. Ele é o co-autor dos livros Korean for Beginners e My First Book of Korean Words.
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