#viagem

Figurantes em um Passeio Selvagem

Guepardos Se Juntam À Caravana

Figurantes em um Passeio Selvagem

Ter a oportunidade de fazer safáris é uma das vantagens do trabalho de um fotógrafo da vida selvagem. É algo que sempre me entusiasma – estar no meio da selva, perto da natureza, é um momento tão especial. O safári que fiz este ano não foi diferente.

Animais são imprevisíveis, então você sempre tem de estar pronto para qualquer situação, e este ano uma guepardo fêmea chamada Malaika nos proporcionou algumas lembranças que nunca vou esquecer.

Diferentemente da maioria dos safáris, dessa vez decidi que, para maximizar meu tempo no campo, meu veículo deixaria o acampamento às 6h e não voltaria até o anoitecer. Isso me daria um total de 12 horas na savana.

Normalmente, eu não esperaria ver muito em torno das 12h, já que é muito quente e a maioria dos animais se abriga na sombra até passar o calor. No entanto, os guepardos são caçadores diurnos. Pode até estar quente, mas eles estão sempre atentos a qualquer presa que possam perseguir.

Na maioria das vezes, costuma-se encontrar guepardos sentados em pequenos montes na grama, o que lhes proporciona uma certa vantagem para visualizar presas e atacá-las com mais facilidade. Mas um determinado dia, alguns guepardos decidiram que veículos proporcionam um campo de visão ainda melhor que os montes.

Foi na hora do almoço. Nós estávamos dirigindo à procura de uma mãe e seus três filhotes que tínhamos visto no início do dia, quando um dos filhotes pulou sobre o capô da 4x4. Ela ficou lá por cerca de cinco segundos até decidir que o metal estava quente demais e pular fora. Infelizmente, seus irmãos e mãe decidiram que a sombra seria uma melhor opção e foram se esconder na grama alta perto de um toco de árvore. Assim, seguimos em frente procurando por Malaika. De todos os guepardos em Maasai Mara, Malaika é um dos mais famosos por subir em carros.

Após cerca de 20 minutos dirigindo por toda a reserva Mara, encontramos Malaika e um de seus filhotes sentados na grama alta. Aproximamos o veículo e nos preparamos para permanecer lá por um bom tempo. Mas não tivemos que esperar muito. Em mais ou menos três minutos, Malaika decidiu que o veículo parecia um bom lugar para se sentar e fez o contorno. Em um piscar de olhos, ela estava em cima da 4x4, empoleirada precariamente na carroceria. Dois minutos depois, seu filhote decidiu entrar na brincadeira também, então agora tínhamos dois guepardos, uma mãe adulta e um macho de sete meses de idade, descansando em nosso veículo e olhando para o horizonte.

Após aproximadamente 15 minutos, os guepardos pareciam mais descontraídos e eu imaginei que teria maior liberdade para me movimentar sem assustá-los. Então, peguei meu refletor de 1m. Refletores não são algo que se costume usar com animais selvagens, como grandes felinos, porque geralmente os animais estão muito longe. No entanto, esta parecia ser uma oportunidade boa demais para perder e eu não queria correr o risco de assustá-los com o flash. Comecei a fotografar, primeiro com o refletor na outra extremidade do veículo até trazê-lo gradualmente mais para perto e chegar a cerca de um metro de Malaika, o que me proporcionou uma adorável luz de preenchimento em tons quentes em contraste com o céu brilhante de fundo.

Depois de cerca de duas horas de fotos, ao se moverem pelo capô, os guepardos avistaram um rebanho distante e pularam do veículo para examinar mais de perto. Eu e meus três colegas ficamos na 4x4 com uma experiência que dificilmente se repetirá e memórias que durarão uma vida toda. Foi uma experiência de aprendizado também. Durante o tempo que passei com os animais, apesar de estar a apenas 30 cm deles sem nenhuma proteção, não havia por que se sentir ameaçado ou em risco. Longe de serem grandes felinos assustadores, eles eram apenas dois grandes felinos preguiçosos descansando em nosso veículo.




Pinterest Tumblr

David Newton

David Newton explora e captura todos os gêneros de fotografia.
Leia Mais

Como você acha que seria fotografar a vida selvagem de tão perto?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.