#pessoas

Mudança É a Única Constante

Um Monge Cambojano Volta a Visitar um Templo 45 Anos Mais Tarde

Mudança É a Única Constante

Esta postagem é uma amostra da série Sonhos do Mundo de Kike Calvo para a National Geographic, que mostra pessoas interessantes que ele encontra durante suas viagens.

“Eu era jovem a primeira vez que estive aqui. Foi, talvez, 45 anos atrás” o monge budista Tak Tak, 60, disse suavemente enquanto contemplava a imponência silenciosa do templo Ta Prohm no início da manhã em Angkor, Camboja. 

“Havia muito mais árvores, plantas maiores em volta das paredes antigas,” disse Tak Tak enquanto olhava as plantas de baixo-relevo e se lembrou dos sentimentos da primeira vez que ele viu o templo quando era um samaner (śrāmaṇera) ou um monge noviço.

Embora seu mosteiro, Phras Ang Tep, seja menos de três milhas de distância de Ta Prohm, esta é apenas sua segunda visita ao templo. “A vida diária monástica é regrada e normas devem ser respeitadas. Eu saio mas apenas em certas ocasiões,” disse Tak Tak incerto, e razoavelmente indiferente, sobre a próxima vez em que ele poderia ver novamente o local impressionante do Patrimônio Mundial Angkoriano de oito séculos de idade que fica perto de sua casa.

Enquanto rebanhos de dois milhões de turistas se agitam e atravessam o globo para ver as ruínas, cientistas trabalham duro para preservar a estrutura e ladrões tentam a sorte pegando um pedaço do divino, Tak Tak sabe que Ta Prohm inevitavelmente continuará a mudar.

“Tudo é mudança constante. Tudo é corrente. É o ensinamento da impermanência,” disse Tak Tak. “Meu sonho é ver mais monges no budismo. Eu gostaria de me tornar um dirigente na tradição budista Theravada para guiar as novas gerações, para ensiná-las e inspirá-las a respeitar as regras de Buda.”




Pinterest Tumblr

Kike Calvo

Kike Calvo é um fotógrafo e jornalista bilíngue espanhol premiado, fotógrafo e autor.
Leia Mais

Você já voltou a visitar um lugar de sua infância? Como este lugar mudou?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.