#animais

Esperança para Orangotangos Órfãos

Amor e Sobrevivência em Bornéu

Esperança para Orangotangos Órfãos

Simona, uma mãe orangotango de Bornéu, com seus bebês adotivo e biológico em Kalimantan, Bornéu.

Um dos objetivos da minha “lista de vida” era fotografar uma mãe e filhote orangotango na natureza. Porém é tão raro vê-los, ainda que eu tenha viajado diversas vezes a Bornéu para fotografar a vida selvagem ao longo dos anos. Então eu decidi descobrir por quê.

Eu consegui obter acesso exclusivo à Fundação de Sobrevivência de Orangotangos de Bornéu (BOSF, sigla em inglês) – Centro de Reabilitação e Reintrodução de Orangotangos Nyaru Menteng em Kalimantan, Bornéu. Lá, eu fotografei alguns dos mais de 600 orangotangos órfãos que haviam sido separados de suas mães quando eram jovens e aprendiam sobre suas vidas. A equipe dedicada da BOSF resgata os jovens orangotangos órfãos de redes de comércio ilegal de animais e de incêndios em florestas e dá a eles uma segunda chance de vida.

Há muitas vezes em que fico de coração partido quando fotografo os orangotangos órfãos de perto – sabendo que meus semelhantes humanos fizeram com que eles perdessem sua casa na floresta, seus únicos familiares e sua liberdade da noite para o dia.

Mas há uma foto que realmente me inspira – a que eu tirei de uma orangotango órfã chamada Simona. Ela foi reintroduzida a uma ilha semi-selvagem pela BOSF Nyaru Menteng há vários anos e deu à luz seu próprio bebê com sucesso. Ao mesmo tempo, ela adotou outro bebê de uma mãe orangotango sem experiência e o chamou de seu.

O instinto materno de Simona brilha nesta imagem enquanto ela protege não só seu próprio bebê como também o bebê de uma semelhante orangotango para garantir a sobrevivência da espécie, apesar de Simona ser uma órfã que perdeu sua mãe quando ela própria era só um bebê.

É verdade que a fotografia tem o poder de despertar empatia e provocar mudanças. Acontece comigo todos os dias como fotógrafa de vida selvagem, me inspira a continuar fazendo a diferença de maneira pequena e positiva com cada foto e história que eu compartilho com o mundo, para ajudar todos nós a entendermos melhor e a nos identificarmos com o mundo à nossa volta.




Pinterest Tumblr

C.S. Ling

C.S. Ling fotografa espécies ameaçadas de extinção e paisagens que estão desaparecendo na região do Pacífico na Ásia.
Leia Mais

C.S. Ling diz que fotos têm o poder de provocar mudanças. Como a fotografia afetou a sua vida?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.