#ao ar livre

Colorindo Paisagens

Capturando Imagens Brilhantes no Anoitecer

Colorindo Paisagens

“Lightpainting", ou pintar com luz, é uma bela mistura da expressão fotográfica e artística para mim. A técnica de iluminar paisagens por meio de longos períodos de exposição traz à tona a ideia de que a luz é a maior influência nas fotos.

Nikon D800, ISO 4000, 25 segundos a f2.8, lente Nikon 14-24 mm

O Parque Nacional dos Arcos, perto da cidade de Moab, Utah, é um dos meus lugares favoritos para fazer pinturas com luz. Os claros céus ocidentais são bons cenários para capturar o cosmos sobre o nosso planeta. Nessa manhã em particular (às 2h45 da manhã), a Via Láctea estava posicionada diretamente sobre a Balanced Rock, uma paisagem icônica do parque.

Posicionei minha câmera de modo que a composição pudesse capturar a Via Láctea emergindo do horizonte. Durante os 25 segundos de exposição, utilizei dois refletores portáteis Brinkmann Max Million II para pincelar a luz de cima a baixo sobre as formações rochosas e por todo o terreno do deserto. Fiquei encantado quando a imagem apareceu na tela LCD da câmera.

Nikon D800, ISO 640, 30 segundos a f2.8, lente Nikon 24-70 mm

Encontrar o objeto ideal para fotografar com pinturas com luz pode levar tempo. Depois de uma manhã dirigindo por todos os lados e procurando caminhos alternativos, encontrei um aglomerado maravilhoso de cactos saguaro nas proximidades de Tucson, Arizona. Eu queria que a composição representasse um cacto perfeito, como uma imagem mental, com cactos adicionais que levassem a atenção do espectador a um Arizona quente brilhando no horizonte.

Voltei ao meu recém descoberto “estúdio ao ar livre”, um pouco antes do pôr do sol e posicionei meu tripé e minha câmera Nikon D800. Esta pintura com luz foi feita aproximadamente 45 minutos depois do pôr do sol, que aconteceu na direção oeste, atrás de mim. O brilho quente no horizonte vinha das luzes da cidade de Tucson, a cerca de 50 km de distância. O longo tempo de exposição permitiu que o crepúsculo fosse capturado enquanto as estrelas começavam a aparecer. Eu usei um único refletor portátil Brinkmann Max Million II, com uma Honeycomb Grid de 20° posicionada sobre o elemento central, para criar precisamente o efeito de pintura com luz.

Nikon D800, ISO 800, 30 segundos a f8, lente Nikon 24-70 mm

Enquanto algumas imagens têm uma história mirabolante por trás, esta pintura com luz foi feita quando eu estava instruindo uma turma do The Digital Photo Workshops. 

O Parque Nacional Olímpico era um destino novo tanto para mim como para o nosso workshop em 2012. Eu queria que a turma tivesse uma experiência de lightpainting, então nós decidimos nos focar na Ruby Beach, a cerca de 40 km da pequena cidade de Forks, cenário da saga “Crepúsculo”... (pequena deixa para um uivado), na Península Olímpica de Washington.

Um passo importante para capturar uma pintura com luz de paisagem em grande escala é primeiro capturar uma imagem da “silhueta” da cena. Pedi que os alunos começassem a fazer testes de exposição aproximadamente 45 minutos após o pôr do sol. Todos nós utilizamos um balanço do branco de 4000 Kelvin para aprofundar o azul-frio do crepúsculo. Nenhum de nós conseguia enxergar o brilho no horizonte, mas eu sabia que ele estava lá... ele se tornou visível com as imagens de teste de longa exposição que fizemos. O tempo foi perfeito para revelar nossa paisagem a partir da silhueta usando lightpainting.

Nikon D800, ISO 800, 30 segundos a f8, lente Nikon 24-70 mm

Eu usei dois refletores portáteis Brinkmann Max Million II para pintar com luz o enorme monte de rochas do mar e seus altos pinheiros. O longo tempo de exposição suavizou o recuo da água da maré, capturando uma bela reflexão. A turma estava animada para aprender esta que é a técnica de iluminação fotográfica mais bonita.




Pinterest Tumblr

Dave Black

Dave Black é um fotógrafo, educador e autor.
Leia Mais

Você já testou a técnica de pintar com luz? Onde?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.