#esportes

Iluminando Atletas Top de Linha Brilhantes

Os Bastidores de uma Sessão de Fotos em Movimento

Iluminando Atletas Top de Linha Brilhantes

Todas as fotos são de João Carlos

Em março, tive a oportunidade de fotografar o medalhista olímpico português Francis Obikwelu(http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Obikwelu) e meu bom amigo e triatleta Bruno Brito.

Infelizmente, Francis Obikwelu(http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Obikwelu) sofreu uma lesão que o deixou de fora das Olimpíadas de 2012 em Londres. Logo depois que os jogos terminaram, tive a sorte de passar dez minutos com ele para uma sessão de fotos durante um de seus treinos.

É importante que a pessoa que está sendo fotografada esteja feliz, então é sempre bom mostrar o resultado das fotos durante a sessão para garantir que ela goste das imagens e se sinta confortável. 

Quando se fotografa atletas de primeira linha, assim como qualquer outra figura pública ou celebridade, você precisa ter em mente que o tempo é muito curto. A logística em sessões como essas é quase sempre complicada e, nesse caso, não foi diferente.

O local é um desafio também. Não há tempo suficiente. Não há espaço suficiente. Não há luz suficiente. Além dessas complicações, eu não tinha autorização de todas as locações quando recebi a confirmação para fotografar os atletas. Quando finalmente consegui uma excelente locação, dois dos atletas não podiam fotografar lá. Porém, como em qualquer situação, você deve ser sempre flexível e ter um plano B ou ainda um plano C. Tento me preparar para o inesperado, mas, acima de tudo, mantenho-me flexível e tento simplificar as coisas ao máximo.

Como plano B, usei uma grande parede de um dos lados do edifício como meu pano de fundo. Amo esta textura e cor; era exatamente o que eu queria antes mesmo de saber o que eu queria.

Uma das formas que encontrei para simplificar as coisas é alugar o equipamento. Eu já estou bem familiarizado com todo o equipamento, por isso, sinto como se tivesse meu próprio material, mas sem a necessidade de ter que viajar com tudo, o que acaba aumentando as despesas de viagem e o desgaste. Então, quando posso, prefiro alugar.

Para essa sessão de fotos optei por equipamentos portáteis: eu usei o Profoto(http://www.profoto.com/) Pro-B3 1200 AirS com duas Pro Heads, uma com Westcott(http://fjwestcott.com/) 7' Silver Parabolic e um refletor Profoto Zoom. Eu fotografei diretamente usando os cartões SanDisk(http://www.sandisk.com/) CF Extreme Pro 64 GB, já que eles são super rápidos e extremamente confiáveis. Quando possível, prefiro fotografar diretamente no cartão CF, em vez de ter que conectar outros aparelhos, pois essa técnica confere mais rapidez e melhor ritmo à sessão.

Triatleta Bruno Brito                       

Iluminação

Brito, desta vez na pista

Iluminação

O atleta olímpico Francis Obikwelu                      

Iluminação




Pinterest Tumblr

Joâo Carlos

As expressões artísticas de João Carlos são mostradas em sua linda fotografia.
Leia Mais

Qual atleta olímpico você gostaria de fotografar?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.