#ao ar livre

Montanhas, Estrelas e Pessoas

Uma Imaginação Solta Leva a uma Viagem ao Nepal

Montanhas, Estrelas e Pessoas

Eu continuei a olhar pela janela à minha esquerda para a lindas paisagens abaixo. As colinas verdes parecidas com degraus se estendiam a perder de vista. Eu fiquei fascinado até notar a hélice do avião bem ao meu lado. Ela balançava em um ritmo instável o suficiente que eu tentei desviar meus olhos (e meus pensamentos) para a frente do avião. Eu me estiquei para o centro do avião para ter uma visão de fora à partir da cabine. A visão de Lukla, uma curta faixa de asfalto inclinada entalhada em um penhasco chamada de aeroporto, desviou minha atenção facilmente.

 

O Rio Dhudh Kosi corre com força pelas partes mais baixas do Vale Khumbu. Está fotografado aqui ao sul de Namche Bazaar. A ponte ao fundo foi construída no ano passado depois que uma enchente derrubou a parte principal do caminho.

Foi uma viagem que estava sendo planejada há três anos. Tarde da noite um dia, enquanto três de nós nos distraímos dos trabalhos de uma aula, encontramos nossa imaginação perdida enquanto olhávamos fotos do céu noturno no Himalaia. Naquela noite nos comprometemos em fazer uma pausa nos trabalhos da graduação e visitar o Acampamento Base do Monte Everest para tirar nossas próprias versões daquelas fotos. Agora que nossa viagem se tornou real, a próxima parada depois de Kathmandu era o Aeroporto Lukla, que servia de começo da trilha para o acampamento base.

 

Os picos do Himalaia ficam mais proeminentes à medida que você sobe pelo vale. Esta foto, tirada bem perto de Gorak Shep, mostra o Monte Pumori à esquerda, de 7.161 m de altura.

 

Nós saímos de Lukla, e começamos a trilha subindo o Vale Khumbu. Enquanto continuamos a subir pelo vale, podíamos perceber a mudança de paisagem. Foi de árvores verdes e cachoeiras para áreas longas e planas com picos cobertos de neve à distância. Finalmente chegamos ao acampamento base cinco dias depois, e na manhã seguinte bem cedo pudemos fazer as fotos noturnas que inspiraram a viagem. O céu iluminado por estrelas, interceptado pelas sombras dos picos elevando-se à distância, era fascinante. Com isto em nossas memórias, começamos a caminhada de volta descendo pelo vale.

 

As lanternas de cabeça dos alpinistas iluminam a trilha Kalapathar (cujo pico não está visível). Kalapathar, a 5.646m, se ergue na sobra do Pumori mostrado ao centro.

 

Enquanto caminhamos de volta, meu olhos se voltaram para as pessoas que moravam e trabalhavam na área. Eu quase sempre me concentrei em fotografia de paisagens, então este era uma nova área de exploração parar mim.

 

Um homem gira um pote de barro em uma roda de oleiro no centro histórico de Bhaktapur. Atrás dele, sob o plástico, está todo seu estoque de argila.

 

Demorou até que eu chegasse a Kathmandu novamente para ter uma noção do que eu estava tentando captar com as pessoas cujas vidas eu estava entrando. Era a interação deles com sua história e sua arquitetura que realmente me fascinou. Em um dos nossos últimos dias no Nepal, esta idéia finalmente se concretizou quando visitamos Pashupatinath, o tempo Hindu mais sagrado do país. As pessoas estavam em meio a celebração do Dashain, um dos festivais mais importantes do ano, quando eu encontrei um homem descansando em um santuário fora do complexo principal do templo.

 

Ainda que esta imagem me marcou, outra parte do festival Dashain são todas as crianças soltando pipas de papel quadradas por toda a cidade. O que me marcou intensamente até hoje é a alegria pura em seus rostos enquanto eles puxavam suas pipas pelo ar, corriam atrás delas quando caíam, e às vezes faziam caretas para a câmera quando passavam.

 

Uma criança para de soltar pipas por um instante em Bhaktapur para fazer uma careta para a câmera. 

 

História de: David Freese




Pinterest Tumblr

SanDiskStorytellers

Os Narradores SanDisk são pessoas comuns que capturam suas memórias sempre que a oportunidade aparece.
Leia Mais

Qual é a sua parte preferida de viajar?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.