#animais

Prepare-se para o Inesperado

Um Momento de Ternura entre uma Mãe e seu Bebê

Prepare-se para o Inesperado

Durante um trabalho no Serengeti na Tanzânia, eu estava fotografando um grupo de hipopótamos reunidos em uma lagoa que se formou por causa da recente temporada de “longas chuvas.” Haviam literalmente dúzias de hipopótamos de todas a idades e tamanhos em uma área não muito maior que meio campo de futebol americano. Havia pouca água correndo para dentro desta piscina natural, mas os hipopótamos pareciam não se importar com esta condição aparentemente pouco higiênica.

Hipopótamos podem ser territoriais, agressivos e imprevisíveis, então minha maior prioridade era segurança. Encontrei um lugar na margem que era protegido por uma alta borda de granito, e meu guia também ajudou a observar e vigiá-los.

Eu tinha uma ampla área para cobrir, com oportunidades de fotos envolvendo o cenário inteiro, as margens distantes, assim como acontecimentos próximos. Eu preparei 3 câmeras Nikon, uma com lente f4 200 – 400 mm, uma com lente f2.8 24 – 70 mm, e a última com lente f2.8 70 – 200mm. O sol ia esta se pondo durante o ensaio, então eu tive que estar ciente da minha velocidade do obturador, abertura e ISO ao passo que as condições de luz mudaram. Eu sempre deixo minhas câmeras ligadas, em modo de disparo contínuo, e prefiro fotografar em prioridade obturador para garantir imagens nítidas. Eu seguro minha lente de longa distância em um tripé cabeça de bola dobrado e sento nas pedras para ficar mais perto do nível dos olhos dos animais.

Enquanto eu estava fotografando dois hipopótamos diretamente em minha frente, minha visão periférica captou um movimento na margem à minha esquerda.  Para minha surpresa, me virei e vi uma hipopótamo fêmea fora da água com seu filhote recém-nascido. Tais imagens são raras no reino animal já que as mães hipopótamo são bastante protetoras em relação a suas crias, raramente os deixando sair da água.

Para capturar o momento eu tive que deixar a câmera que estava usando, pegar minha segunda câmera com a opção de lente de longa distância, focalizar e fazer a foto. Eu consegui tirar apenas três fotos de sequencia rápida antes dos dois desaparecerem dentro das águas escuras. O momento durou menos de 20 segundos. Eu continuei a capturar muitas outras imagens naquela tarde, rezando para que eu não tivesse arruinado aquela foto que pode acontecer somente uma vez na vida.

Quando consegui finalmente baixar e salvar as fotos naquela noite, eu fiquei entusiasmado. Eu havia capturado um momento de bastante ternura entre a mãe e o bebê naquela tarde. Olhando de perto, eu notei que os olhos e orelhas do bebê são quase do mesmo tamanho que os da mãe, porém vai levar anos para o bebê crescer do tamanho de um adulto.

Este são os momentos para os quais vivemos na fotografia — uma única imagem que transmite uma emoção, um sentimento, ou traz de volta uma enxurrada de lembranças. Então, esteja preparado. Você não quer perder muitas dessas oportunidades!

Dica do Fotógrafo

Escoteiros e fotógrafos têm uma coisa em comum – estejam preparados!

Nos 44 anos que tive a câmera em minhas mãos, eu consigo me lembrar de literalmente centenas de imagens que eu gostaria de ter feito, se eu estivesse um pouco mais preparado. Estas lições são normalmente difíceis de aprender, mas no final elas fazem de você um melhor fotógrafo.

Conseguir prever uma ação e ter o equipamento certo com você são os primeiros passos para melhorar suas chances de conseguir aquela imagem que acontece uma vez na vida. Para fotógrafos de vida selvagem isso significa entender o comportamento dos animais assim como ambiente que você vai encontrar durante um trabalho. Pesquisar hábitos como alimentação, acasalamento, brincadeiras e migração pode fazer uma diferença importante entre conseguir a foto e perdê-la completamente. Em relação a equipamento, ter as lentes certas em várias câmeras, baterias carregadas e cartões de memória suficiente é imprescindível. É uma regra natural que as melhores oportunidades de foto vão acontecer quando você estiver sem bateria, ou quando seus cartões de memória estiverem cheios!




Pinterest Tumblr

Cesar Aristeiguieta

Cesar Aristeiguieta é um fotógrafo de expedições e publicidade premiado que capta a majestade das pessoas e da natureza
Leia Mais

Quais são algumas das oportunidades incríveis você conseguiu capturar com sua câmera?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.