#viagem

Esboços da Espanha

Viajar É Uma Mudança Tanto de Cenário como de Personagens

Esboços da Espanha

A definição de viagem inerentemente se refere a lugar — uma diferença em geografia, um movimento por esta ou aquela latitude — mas viajar é vivenciar tanto uma mudança de personagens quando uma mudança de cenário.

Foto de NASA Goddard Space Flight Center

O que segue é uma breve análise dos impactos causados pelos personagens que encontrei morando, viajando e eventualmente dando aulas de inglês na Espanha.

 

Agente Policial de Fronteira

Foto de Noborder Network

Ele se veste todo em azul-marinho, boina militar na cintura, que desaparece sob a cabine de passaporte em minha frente. Ele nunca levanta a cabeça de seus papéis, nunca levanta os olhos a não ser para inspecionar meu documento. Estive pensando nele e neste momento pelas últimas quatro horas. Quais perguntas ele irá fazer. Se eu vou compreendê-las ou não. O que pode acontecer se eu não compreendê-las.

Foto de Ian Mackenzie

Ele não fala, apenas acena com a cabeça. Eu sigo em frente, confiro o passaporte. Ele não o carimbou.

 

Carmen

Foto de  Africa Mayi Reyes

Ela me espera, ou alguém parecido comigo, há meses. Ela ganha a vida como massoterapeuta, e hospedando estrangeiros ansiosos que precisam de acomodações temporárias. Nos encontramos na recepção de um hotel. Ela parece ter 37 anos, alta, pele cor de caramelo, cabelos pretos, olhos verdes que olham bem dentro de você e de alguma forma não para você.

Foto de Jacobo Canady

O apartamento dela tem vista para o rio, a mais ou menos 50 jardas da ponte que vou fotografar mais de 100 vezes. Por um mês, vou morar em um quarto de 50 pés quadrados no apartamento dela no corredor em frente ao do seu filho de 8 anos, que hoje deve estar com 11 ou 12, e que assistiu inúmeros outros estranhos dormirem naquele quarto.

 

José Maria

Foto de Fran Villena

José Maria é o encrenqueiro de uma das minhas turmas no I.E.S. Mediterraneo — os alunos do 7º ano — e ainda assim um dos colaboradores mais empenhados. Ele coloca gel no cabelo todos os dias — exceto no dia em que ele chega com um olho roxo causado pelo pai. Neste dia o cabelo fica baixo e liso. Ele me conta como aconteceu, sua voz é bem baixa e tímida, mas em um inglês melhor do que nunca. Então ele se distrai, faz uma piada em voz alta com o aluno ao seu lado.

Foto de Jose Rambaud

La Linea de la Concepcion — ou, mais frequentemente apenas La Linea, que significa “a linha” — é a última parada na Espanha no caminho para Gibraltar, onde eu passei a dar aulas (ou ser assistente nas aulas) de Inglês. É, por natureza, uma cidade de fronteira e toda a identidade deste lugar — e possivelmente por sua vez seus moradores — é fundamentada em ser uma zona intermediária, uma área cinza de culturas misturadas.

 

Anouar

Foto de Gianni Cumbo

Anouar é um Marroquino praticante de bodyboard semi-profissional que gerencia um dos bares mais populares de La Linea. Ele fala inglês, espanhol, francês e árabe — todos perfeitamente, pelo que eu pude ver. Ele parece o tipo de cara que aparece em um filme, saindo em câmera lenta de uma piscina, com o único objetivo de tirar a mulher que você ama de sua vida: Alto, braços grandes, pescoço grosso, foi dado a ele muito e a natureza o presenteou generosamente.

Foto de Antonio

Ele mora em um apartamento em ruínas. Ele dirige uma van branca horrível que já foi pintada com tinta de parede. Ele deve ser a pessoa mais amável que você já viu.

 

Rafa

Foto de Jesus Solana

Rafa é o filho dos donos de nosso apartamento, dois dos mais ricos em La Linea, e o canal através do qual toda a informação entre nós e eles é transmitida. Ele tem 19 anos, magro com músculos de jovem. Sua maneira de ser inspira respeito inerente de todos exceto da pessoa com a qual ele está falando, porque ele absorve a gravidade do que você está dizendo ao invés de desviar para apresentar sua própria expressão.

Foto de Jose Antonio Cartelle

Logo que nós mudamos encontrei um velho passaporte dele, vencido há muito tempo, com orelhas, caído em uma gaveta onde nós todos colocávamos nossos cheques de aluguel. Ele não tinha mais de três anos na foto. Por que uma criança de três anos precisa de um passaporte?

 

Encarni

Foto de jsayer

Encarni é a esposa de um dos meus professores (que, para deixar claro, não me dão aulas, mas são os professores a quem eu auxilio). Ela me pediu para eu ajudá-la com o seu inglês, embora para ser sincero eu não faço idéia do motivo. Ela está aproximando os 40 anos, mas aparenta talvez 32, com cabelo longo marrom-avermelhado e uma falta de segurança que a faz parecer ainda mais jovem. A família dela é de Ronda, para onde, toda primavera, ela volta para ajudar com o abate de porcos.

Foto de Africa Mayi Reyes

Um dia peço a ela para me ensinar a dirigir um carro de câmbio manual. Ela concorda. Vamos para um estacionamento vazio. Eu fracasso espetacularmente várias vezes.

 

O Mestre da Churrasqueira Argentino

Foto de Jonathan Willier

Ele comanda a churrasqueira todas as noites, com um rosto pequeno diminuído por seus antebraços, que nunca está longe de uma faca. Ele cozinha os pedaços de carne mais saborosos que eu já vou comer na vida, sempre pré cortados em pequenos cubos. Minha mãe costumava fazer o mesmo.

Foto de Andres Nieto Porras

Ele é calado a ponto de intimidar. Parece estranho que alguém que te prepara algo tão impactante, que tem o poder de mudar o seu dia, siga sem muita emoção.

 

Mar

Foto de David Figuera

Mar deseja, sempre, que ela estivesse em Sevilha. Nova Iorque, Berlim ou Paris, claro, mas ela é razoável. Ela odeia esta cidade — sua experiência de vida restrita, falta de curiosidade, sua previsibilidade.

Foto de Julian Lobo Millan

Esta cidade, o último penhasco da Terra que se estende da Ibéria até o Mediterrâneo, passando por Gibraltar; onde dois continentes e três países estão mais perto uns dos outros do que minha casa de infância e a escola colegial que frequentei; uma estreita faixa de civilização espremida cada vez mais pelo mar.




Pinterest Tumblr

Jason Wire

Jason Wire de formou na Vanderbilt University em 2010 e passou o ano seguinte escrevendo e ensinando inglês na Espanha. Desde então ele é editor colaborador na Matador Network e atualmente escreve para o Urban Daddy. Ele está baseado em Manhattan.
Leia Mais

Quem é a pessoa mais interessante que você já encontrou enquanto viajava?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.