#viagem

Smart Phone, Esplêndidas Fotos

Como Usar Seu Dispositivo Móvel Para Criar Fotos Perfeitas

Smart Phone, Esplêndidas Fotos

Fotografia móvel se tornou um movimento em pleno desenvolvimento. De São Francisco a Xangai, tanto fotógrafos amadores como profissionais têm feito experiências com várias técnicas de foto e edição em seus dispositivos móveis, descobrindo que eles podem alcançar resultados comparáveis e às vezes até mais criativos do que com suas câmeras pesadas.

Já faz alguns anos que eu entrei para o reino dos smartphones, e minha vida como viajante mudou completamente. Como um ávido “falsotógrafo,” como gosto de dizer, acredito que as imagens tiradas e editadas em celulares e tablets podem ser grandes concorrentes dos fotógrafos profissionais com equipamentos e softwares caros. Oportunidades de fotos são espontâneas e imprevisíveis, e é por isso que poder tirar uma foto rápida com seu celular ao invés de uma câmera tradicional é às vezes uma opção melhor, especialmente enquanto viaja. É um hobby perfeito para viajantes em movimento.

Enquanto a maior parte dos princípios da fotografia tradicional (composição, regra dos terços, etc.) também se aplicam à fotografia móvel, há algumas formas nas quais elas se diferem graças às opções adicionais de versatilidade, portabilidade e de edição imediata. Aqui vão algumas dicas para se ter em mente quando fotografar e editar com seu celular ou tablet.

1. Seja criativo e encontre seu estilo

A regra mais importante para fotografia móvel é que não há regras — então seja criativo e se divirta. Você pode se surpreender com o que é capaz de apresentar e com o quão fácil é desenvolver seu próprio estilo pessoal de foto/edição ao longo do tempo.

Praga, República Checa, Fevereiro de 2012

Paris, França, Maio de 2012

Eu gosto de fazer minhas fotos mais coloridas e fantasiosas e me disseram que como resultado elas são facilmente identificáveis.

2. Invista em alguns aplicativos confiáveis

Existem muitos aplicativos de fotos grátis disponíveis para baixar, mas vale a pena investir em alguns que te dão mais controle quando está fotografando e têm mais opções quando se trata de edição. Snapseed e Procamera são dois aplicativos que eu uso o tempo todo.

Perast, Montenegro, Junho de 2013

Perast, Montenegro, Junho de 2013

Ambas esta foto e a de cima foram editadas usando o Snapseed.

3. Paciência e prática o levarão longe

Como com a maioria das coisas, se aperfeiçoar em fotografia móvel requer tempo e prática. Trata-se de tentativa e erro quando o assunto é encontrar os aplicativos que você mais gosta e aprender a usá-los. Pode levar um tempo até que conheça os aplicativos e a câmera do seu celular e quais condições produzem os melhores resultados, então espere investir um tempo e prática, prática, prática.

Show The Sounds em Malmo, Suécia, Janeiro de 2012

Fotografei sem parar até que consegui esta imagem, e saber quais filtros no aplicativo PictureShow funcionam bem com fotos com pouca luz, resultaram em uma das minhas fotos de shows favoritas.

### 4. Faça testes e edições com diversos aplicativos

Quanto mais você brinca com aplicativos diferentes, mais você vai começar a fotografar com filtros e estilos específicos e mente e aprender quais efeitos de cada você pode misturar para resultados mais originais.

Istambul, Turquia, Outubro de 2011

Eu usei primeiro PictureShow e depois Snapseed para dar cor e drama nesta foto.

5. Utilize os recursos da sua própria câmera

Com tantos aplicativos diferentes disponíveis para edição e foto, é fácil não dar atenção a algumas funções ótimas embutidas na própria câmera do seu aparelho. Meu celular, por exemplo, permite que você fotografe em HDR, brinque com foco e exposição, corte, remova olhos vermelhos e tire fotos panorâmicas.

Bohinj, Eslovênia, Maio de 2013

Foto feita com a função panorâmica do meu celular.

6. Edite para realçar

Enquanto uma foto bem feita sempre pode valer por si própria, usar criatividade nos efeitos pode realçar bastante a atmosfera da foto e diferenciá-la do resto se ela é de um local de interesse ou cena comumente fotografados. Apenas não esqueça — uma foto ruim continua sendo uma foto ruim independentemente de quantos filtros legais você coloca nela.

Turku, Finlândia, Abril de 2013

Mais uma vez, PictureShow e Snapseed foram usados juntos para criar uma cena mais dramática do Castelo de Turku.

7. Use o ambiente e os elementos

Poças de água, pores do sol, sombras e ondas todos podem ser objetos fantásticos se fotografados do ângulo certo bem no momento certo. Neve, gelo e chuva podem também acrescentar personalidade a uma foto, quer você esteja fotografando em detalhe ou ou brincando com o reflexo de uma rua molhada, por exemplo.

Chuva em Dusseldorf, Alemanha, Dezembro de 2012

Malibu, Califórnia, Fevereiro de 2013

Reflexos na Bratislava, Eslováquia, Fevereiro de 2012

8. Mostre uma perspectiva diferente

Fuja da sua linha de visão comum e tente fotografar de baixo ou de cima para dar à sua foto uma perspectiva bem diferente.

A superfície do Lago Saimaa no Distrito dos Lagos na Finlândia, Abril de 2013.

Eu de fato deitei no chão para fazer esta foto do gelo cintilante.

9. Lembre-se que o momento certo é tudo

Uma da belezas de se fotografar com um dispositivo móvel é que eles são pequenos o suficiente para você mantê-los em suas mãos literalmente o tempo todo. O momento ideal pode às vezes durar só alguns segundos e então a oportunidade se vai. Tenha certeza de ter seu aparelho em um lugar de fácil acesso, e se aperfeiçoe em mudar para o modo câmera rapidamente.

Crianças brincando em Laguna Beach, Califórnia, Junho de 2013.

Esta foto aconteceu por sorte simplesmente porque eu tinha meu celular na mão quando as vi brincando sob os raios do sol no segundo bem exato.

10. Conte histórias e capture emoções

Uma boa foto dá a seus espectadores algo para pensar ou os faz sentir algo. Aqui novamente é quando fotografar com um dispositivo móvel é útil, porque eles são disfarçados e menos invasivos a seus sujeitos. Fazer edição com aplicativos de foto também pode mudar bastante a atmosfera e em alguns casos permite a você injetar um pouco de suas próprias emoções nelas.

Senhor idoso em um milk bar em Varsóvia, Polônia, Julho de 2012

Banhistas em Budva, Montenegro, Junho de 2013

Estas duas fotos me tocam — a sobriedade do senhor idoso e um dia preguiçoso na praia se contrapondo.

 




Pinterest Tumblr

Larissa Olenicoff

Larissa Olenicoff é viciada em viajar e em fotografia móvel com uma paixão pela Europa. Seu blog de viagem, The Blonde Gypsy, é um furacão colorido de colírio para os olhos, dicas de viagem e aventuras inesperadas que procura estimular viagens pelo mundo fornecendo informações sobre a cultura e paisagem dos destinos.
Leia Mais

Qual é a melhor foto móvel que você já tirou?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.