#esportes

Tacos, Tequila & Bandidos

O México é Sempre uma Aventura

Tacos, Tequila & Bandidos

Eu estou sempre disposto para uma aventura. Eu já estive em lugares bem loucos pelo mundo durante minha carreira em fotografia. Já tive encontros com rebeldes Zapatistas no meio da floresta mexicana enquanto fotografava uma expedição de canoagem, armados com machetes afiados de seis pés de comprimento, onde tive que subornar os rebeldes com $1000 em dinheiro para que eles me deixassem ir. Então quando recebi uma ligação do canoísta profissional, Joel Kowalski, sobre a viagem para Michoacán, México eu fiquei um pouco hesitante, para dizer o mínimo.

Joel vem planejando a aventura por alguns anos, ele reuniu uma boa equipe de atletas incluindo os canoístas da Red Bull: Rafa Ortiz e Dane Jackson. A viagem parecia maravilhosa e a região nunca foi realmente explorada por nenhum grupo de canoístas, então comprei as passagens e peguei um vôo para o México com meu irmão David, que me auxilia em vários trabalhos.

Michoacán não é um destino comum no México. Quando chegamos, os habitantes locais ficavam perguntando por que estávamos em Michoacán. Turistas não visitam esta parte do México com frequência - em parte porque há uma guerra contra as drogas em andamento por muitos anos, espalhando bastante sangue pela região. Mas nós não estávamos lá para entrar em nenhuma batalha; só queríamos encontrar algumas cachoeiras enormes que nunca haviam sido exploradas antes.

Em nosso primeiro dia de fotos, nos embrenhamos descendo um desfiladeiro em um calor sufocante de mais de 95 graus fahrenheit até uma cachoeira de 40 pés no Rio Hoyo del Aire para encontrar nosso grupo de canoístas enquanto eles remavam a primeira queda do rio inexplorado.

Felizmente tudo correu bem, sem contratempos. A maior preocupação em expedições de canoagem é se alguém se machuca, é muito difícil tirá-los do desfiladeiro para ter atendimento médico.

No caminho de volta, nos deliciamos com tacos de rua de uma barraca na estrada perto da cidade enquanto bebemos cerveja e tequila para comemorar nosso dia bem sucedido. A conta foi só $23 para 10 caras famintos que comeram uma quantidade enorme de tacos.

Com um ótimo começo de viagem, na manhã seguinte decidimos tentar a sorte e explorar umas cachoeiras que ficavam a algumas horas de distância de nossa base em Uruapan.

Depois de dirigir e caminhar o dia todo só encontramos cachoeiras que desembocavam em pedras. Cansados e com fome, decidimos parar para comer em uma pequena cidade antes da longa jornada de carro de volta a Uruapan.

Acho que se não estivéssemos tão exaustos, teríamos aguentado e pego estrada bem mais cedo. Dirigir depois do escurecer no México pode ser esquisito. Cerca de uma hora de estrada chegamos a um bloqueio com soldados mexicanos carregando metralhadoras M-16 (os soldados do governo podem ser tão corruptos quanto os cartéis de drogas em certas áreas) então todos estávamos nervosos. Para nossa sorte, nossos guias jogaram uma conversa nos soldados e depois de uma rápida inspeção no carro continuamos nosso trajeto. Cerca de 20 minutos depois nos deparamos com várias pedras grandes bloqueando a pista e da escuridão saíram homens com máscaras pretas carregando fuzis AK-47. Eles cercaram os carros em que estávamos gritando em espanhol para nós não nos movermos. Por um segundo, esta parecia a pior situação possível e na melhor das hipóteses nós seríamos roubados. Sequestradores de aluguel também se tornaram comuns em partes do México recentemente.

Depois do que pareceu ser um LONGO tempo ficou evidente que os homens armados eram na verdade vigilantes procurando por cartéis contrabandeando drogas. Finalmente eles nos deixaram ir. Chegamos à nossa base em Uruapan bem tarde e capotamos.

Quando embarcamos de volta para os EUA, eu me perguntei se tivéssemos ficado mais alguns dias nossa sorte teria acabado.

O México é sempre uma aventura, mas nesta viagem conseguimos tirar fotos espetaculares das cachoeiras nunca antes percorridas por caiaques.




Pinterest Tumblr

Lucas Gilman

Lucas Gilman fotografa esportes de ação pelo mundo de uma perspectiva radical.
Leia Mais

Você já esteve em um situação na qual ficou grato de que a sorte estava ao seu lado?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.