#viagem

O Inesperado é o Inesquecível

Lembranças de Viagem Favoritas do Mundo Todo

O Inesperado é o Inesquecível

 

 

Relâmpagos estalaram pelo céu azul de Belize, iluminando nosso mundo por uma fração de segundo, o suficiente apenas para nos mostrar que ainda não estávamos nem perto da costa. Eu gritei além do rugido do vento e do zunido de minúsculas e cortantes gotas de chuva que doíam em nossos rostos: “Segurem-se senhoras!”

Assim começa uma de minhas lembranças de viagem favoritas. Isso mesmo, não pior, não mais assustadora — favorita. Sim, eu estava responsável por dez adolescentes em uma viagem voluntária na América Central, e sim fomos pegas por uma terrível tempestade, em um barco nada adequado, no meio da noite. E sim, esta lembrança é valiosa para mim.

Passei algum tempo essa semana pensando por quê. Que fatores elevam um momento do caminho à posição de “inesquecível"? O que faz alguns momentos se destacarem perante a outros?

É uma pergunta complexa que não possui uma única resposta correta, então eu entrevistei outros funcionários da Matador, alunos, e blogueiros de viagem, na tentativa de ter uma noção do que solidifica um momento em uma lembrança inesquecível. A resposta de ninguém incluiu quartos chiques de hotel, planos previsíveis, ou uma boa noite de sono. Em vez disso, foi o oposto: planos loucos, o inesperado, o desconhecido. Independentemente dos detalhes da lembrança, cada uma parecia se aproximar de um senso de auto-consciência do nosso minúsculo e valioso lugar no universo — ou seja, momentos em que nos sentimos verdadeiramente vivos.

Então por que um dos meus momentos favoritos é a lembrança de 10 garotas apavoradas, presas em uma tempestade, em um minúsculo barco de metal? Porque quando eu virei e gritei para ver como elas estavam eu não vi dez garotas apavoradas. Eu vi dez jovens senhoritas próximas de se tornarem adultas — embora encharcadas e tremendo, com os cabelos grudados em seus rostos — de mãos dadas, cantando. Isso mesmo, cantando. Juntas, nós doze cantamos um hino africano para a chuva, olhando os raios caírem por toda a volta, rezando ao bom Deus para que nosso barco estivesse indo em direção à costa. E nós sentimos. Presentes, conscientes, juntas. Eu senti como se as visse despertar, bem em minha frente, se desdobrando como flores na direção do sol.

Quais momentos favoritos de viagem você tem? Momentos de caos? Comunhão? Sagrados? Desconhecidos? Dos simples, agudos, antigos prazeres da comida, bebida, ou amigos? Amor?

Aqui está como alguns dos meus colegas viajantes responderam à pergunta:

*- Rachel Kristensen, aluna da MatadorU, *www.meandertheworld.tumblr.com

- Katka Lapelosa, editora da Matador, www.katkatravels.com

- Michael Bonocore, fotógrafo de viagem, http://www.mb-photography-sf.com/

- Maryanne Wirkkanen, blogueira de viagem, www.unknownhome.wordpress.com

*- Carlo Alcos, editor-chefe da Matador, @vagab0nderz, *vagabonderz.com

*- @RosaLiaJune, aluna da MatadorU, *http://throughthewardrobe-rosa.blogspot.co.uk/

- Katie Scott Alton, escritora funcionária da Matador, http://katiesaras.wordpress.com/

- Dikson Slam, escritor funcionário da Matador, @diksonslam

- @CandiceWalsh, Docente da MatadorU sobre Escrita de Viagem, www.candicedoestheworld.com

*- Pat Kennedy Corlin, fotógrafa, *http://www.PatCorlinPhotography.com

*- Joshua Johnson, Reitor da MatadorU, @joshywashinton, *http://joshywashington.wordpress.com/

Este artigo também aparece na Matador Network.  Uma série sobre viagem, cultura e histórias de todo o mundo, a Matador Network é a maior publicação independente na internet sobre viagem.




Pinterest Tumblr

Kate Siobhan

Kate Siobhan é uma escritora e fotógrafa baseada em Vancouver, assim como editora colaboradora da Matador e docente chefe de fotografia na MatadorU.
Leia Mais

Agora é a sua vez. Qual é a sua lembrança de viagem favorita?



Compartilhe Suas Histórias Instagram

Use a hashtag #HistoriasSanDisk para uma chance de ser destaque neste site.

Inscreva-se para ofertas especiais!

Receba ofertas promocionais especiais e dicas de fotografia da SanDisk.